Contatos

Contatos

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Riacho da Cruz: Funcionários do setor de saúde fizeram pericia médica para regularizar pagamento de adicional de insalubridade

Até recentemente, entre os profissionais de saúde de Riacho da Cruz, pouco se discutia sobre os riscos inerentes às suas atividades laborais e às possibilidades de adoecer em decorrência destas.

Esta situação começou a mudar quando o vereador Dr. Marcondes, preocupado com a existência do risco ocupacional em função da manipulação de microorganismos e materiais biológicos no ambiente de trabalho desses profissionais, enviou a câmara municipal projeto de lei que caracteriza como insalubre o exercício das atividades de agente comunitário de saúde, de agente de combate às endemias e principalmente dos profissionais da área assistencial.

Na manhã desta sexta-feira (10) os profissionais que atuam na área de saúde em Riacho da Cruz, e que trabalham com atividades consideradas insalubres, foram submetidos a pericia médica no intuito de regularizar o recebimento do adicional de insalubridade. A pericia ocorreu no Hospital Maternidade; Vicente Hermenegildo do Rego Filho, e no Centro de Saude; Julia de Paiva Nobre.

Adicional de Insalubridade: É uma vantagem pecuniária, de caráter transitório, concedida ao servidor que trabalhe permanente ou com habitualidade em operações ou locais considerados insalubres, expondo a saúde em risco.

NOTA: Vale salientar a coragem de sebastião Flávio, funcionário pioneiro na luta pelo direito de insalubridade.

Um comentário:

  1. MATÉRIA DO BLOG RONDA OSTENSIVA

    Após várias discussões em Riacho da Cruz relacionadas a quem tinha direito a receber o adicional de insalubridade, onde esta discussão teve início com a preocupação do Dr. vereador Marcondes Oliveira que sensibilizado com os funcionários da prefeitura de Riacho da Cruz que trabalham em atividades insalubres, Dr. Marcondes através de um requerimento apresentado na Câmara Municipal onde solicitava do Poder Executivo municipal a implementação do pagamento do adicional de insalubridade a quem faz jus a esse adicional.

    Na ocasião em que o Dr. vereador prestou conta do seu mandato o mesmo disse que “com relação aos servidores que atuam em atividades insalubres foi feito também um requerimento ao poder executivo para que o mesmo cumprisse o que diz a Constituição Federal ao garantir o adicional de insalubridade aos trabalhadores que atuam nesse setor”, tendo como resposta do chefe do executivo municipal o compromisso de que ia contratar uma empresa especializada em constatar o grau de insalubridade e de posse desses dados iria pagar o adicional a quem de direito.

    Como percebemos a primeira parte do compromisso firmado entre o executivo e o Dr. Marcondes Oliveira está sendo cumprido, fato em que acreditamos faltar pouco para os funcionários receberem o que lhe é garantido pela Constituição Federal.

    Creditamos também essa vitória ao blog O Mural de Riacho da Cruz que deu maior notoriedade a esse tema, enfim quem realmente ganha com essa ação são os funcionários que veem seus direitos serem respeitados.

    Por Antonio Adriano

    ResponderExcluir