Contatos

Contatos

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Crise no sistema prisional: cela com 30 presos provoca revolta e início de motim em delegacia!

Governo do Estado não tem projeto para solucionar o grave problema no sistema carcerário do Rio Grande do Norte.
A presença da Força Nacional no Rio Grande do Norte não tem obtido êxito na tarefa de restabelecer a normalidade no sistema prisional do Estado. Os problemas continuam surgindo todo momento, sequenciando a crise que estourou com os motins ocorridos no mês de março e que destruiu todos presídios estaduais.

A situação voltou a se agravar no início da semana com a fuga de 32 detentos da Penitenciária Estadual Alcaçuz, localizada em Nísia Flores, na Grande Natal. Foi a segunda maior fuga da história do sistema prisional potiguar. Até ontem (7) a Polícia só havia recapturado três fugitivos.

Também ontem, os presos da Delegacia de Plantão da Zona Sul, bairro da Candelária, em Natal, iniciaram novo motim obrigando a Polícia Militar a trabalhar muito para contornar a situação. 30 detentos e um adolescente apreendido começaram o tumulto, revoltados com a precariedade do local.

A delegacia chegou a acumular 30 presos na única cela do local, que tem capacidade para apenas quatro pessoas. A cela não possui banheiro e não tem estrutura de ventilação.

A superlotação e o calor provocaram a explosão de ira dos presos. Um dos detentos desabafou: “Os caras, todo mundo com calor, passou mal bem uns seis caras, desmaiou. Teve um que teve até convulsão.”

O Governo do Estado, via Secretaria de Segurança, iniciou a transferência de presos, porém, especialistas afirmam que o problema está apenas sendo transferido de um lugar para outro, já que as delegacias estão superlotados e os presídios sem mínimas condições de segurança.

A crise no sistema prisional do Rio Grande do Norte é grave.

De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário