Contatos

Contatos

terça-feira, 28 de abril de 2015

Atenção...Municípios que não tem Portal da Transparência poderão perder recursos!

Os municípios do Rio Grande do Norte que não estiverem em dia com a Lei de Acesso à Informação, que determina a criação dos portais da Transparência poderão ficar impedidos de receber transferências voluntárias de recursos.
A informação foi divulgada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União, após realização de levantamento.

De acordo com os órgãos, dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 83% (138) possuem site oficial, 65% (113) possuem Portal da Transparência, mas apenas 31% (52) estão com algum dado de 2015 em seus sítios eletrônicos.

“O direito de acesso à informação é um direito fundamental e está vinculado à noção de democracia, impondo à Administração Pública o dever não só de disponibilizar os dados quando requisitados, mas também de divulgar informações de interesse público de forma proativa e rotineira, independente de solicitações”, informa o MPRN.

Em maio de 2009, a Lei de Responsabilidade Fiscal foi alterada, determinando que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União disponibilizassem na internet, em tempo real, informações sobre sua execução orçamentária e financeira.

A medida foi reforçada em 2012, com a criação da Lei de Acesso à Informação. O objetivo foi maximizar a transparência pública, trazendo conceitos e exigências quanto aos pedidos de informações, além de enfatizar normas para a transparência por intermédio dos portais da transparência.

O MPRN, MPF E CGU alertam que os municípios que não atenderem à legislação podem ficar impedidos de receber transferências voluntárias de recursos.

Lei de Acesso à Informação (Lei n ° 12.527/11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário