Contatos

Contatos

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Riacho da Cruz amarga queda do PIB no setor Agrícola!

Queda da produção pode ter sido provocada pela estiagem enfrentada nos últimos anos.
As três maiores cidades do Rio Grande do Norte concentraram mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) do estado em 2012. A capital Natal, Mossoró, na região Oeste, e Parnamirim, na região metropolitana, são responsáveis por 52,5% da soma das riquezas produzidas no território potiguar. Os demais 164 municípios somam o restante do PIB potiguar, que terminou 2012 totalizando R$ 39,5 bilhões.

Segundo o IBGE, no ranking municípios que mais perderam riquezas estão duas cidades afetadas pela retração da atividade petrolífera e de derivados de petróleo: Grossos e Guamaré. Os demais, José da Penha, Bodó e Japí e Riacho da Cruz, tiveram perdas ligadas ao setor agrícola.

Variações

As maiores variações positivas no PIB foram registradas nas cidades de Baraúna, Santana do Seridó, Alto do Rodrigues, Lago D'anta, Pedra Grande e Parazinho. De acordo com uma análise realizada pela Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idema), cada caso teve suas particularidades.

Em Baraúna, a que mais cresceu, pesou a extração de minerais iniciada para atender a demanda de uma fábrica de cimento instalada na cidade. A instalação de uma fábrica de confecções colocou Santana do Seridó na lista. Em Alto do Rodrigues foram os investimentos em um sistema de recuperação de óleo.

O município de Lagoa D’Anta teve crescimento em decorrência da expansão do cultivo da mandioca. Enquanto isso, a variação de Pedra Grande está vinculada a obras de infraestrutura para instalação de eólicas e construção de casas populares.

IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário