Contatos

Contatos

sexta-feira, 31 de maio de 2013

‘Modelo de ensino médio está falido’ diz Fátima Bezerra

Está em debate no Congresso Nacional por meio de uma comissão especial na Câmara dos Deputados à reformulação do modelo vigente do ensino médio no Brasil. Segundo a Deputada Federal Fátima Bezerra (PT) o modelo atual do ensino médio esta falido.
De acordo com a Deputada Fátima Bezerra, a reformulação deve ser fundamentalmente do ponto de vista do seu modelo curricular. Modificar os parâmetros curriculares do ensino médio e trabalhar a luz das áreas das ciências humanas e tecnológicas é a saída para atrair os alunos ao ensino médio.

“Queremos um novo currículo para o ensino médio associado ao ensino profissionalizante isso é fundamental para atrair a juventude para a escola, não apenas oferecer a formação geral, mas oferecer também o ensino profissionalizante” afirma a Fátima Bezerra.

Ainda segundo Fátima Bezerra a proposta de reformulação do ensino médio é semelhante ao modelo vitorioso dos centros federais de educação profissional e tecnológico antigo Cefet.

O ensino médio é de responsabilidade do estado. Nesse sentido o governo federal buscando ajudar os estados criou o programa Brasil Profissionalizado que visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. A iniciativa repassa recursos do governo federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas para montar a rede estadual de ensino profissionalizante.

“O Rio Grande do Norte foi contemplado em 2010 com 10 escolas técnicas profissionalizantes através do programa Brasil profissionalizado com investimentos de R$ 5 milhões, mas até então o estado não viabilizou a criação dessas escolas” destaca Fátima Bezerra.

O Conselho nacional de educação do Ministério da Educação discute atualmente a reformulação do ensino médio.
De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário