Contatos

Contatos

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Política com “P” maiúsculo

letras
POLÍTICA

 


Política com “P” maiúsculo deve ser feita todos os dias, em qualquer época, não podemos confundir política com politicagem. Este Blog sempre tenta mostrar com doses homeopáticas de civilização como deve ser um verdadeiro sistema político, onde o povo é a esfera maior de um sistema democrático.  

 

Segundo o Aurélio, POLÍTICA significa:

1. Ciência dos fenômenos referentes ao Estado; ciência política.
2. Sistema de regras respeitantes à direção dos negócios públicos.
3. Arte de bem governar os povos.
4. Conjunto de objetivos que informam determinado programa de ação governamental e condicionam a sua execução.
5. Princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado.
6. Posição ideológica a respeito dos fins do Estado.
7. Atividade exercida na disputa dos cargos de governo ou no proselitismo partidário.
8. Habilidade no trato das relações humanas, com vista à obtenção dos resultados desejados.
9. P. ext. Civilidade, cortesia.
10. Fig. Astúcia, ardil, artifício, esperteza.

Não confundir com politicagem, que, segundo o mesmo Aurélio, significa:
Política mesquinha, estreita, de interesses pessoais.
O conjunto dos políticos pouco escrupulosos, desonestos.

Quando o nosso blog tentou fazer uma sondagem sobre os "vereadoráveis", visamos, em primeiro lugar, a busca de novos nomes para oxigenar um pouco mais a nossa política (não confundir com politicagem). É bom para a nossa cidade que a juventude tenha mais interesse em discutir esse tema na sua essência.

Não temos o interesse em antecipar a discussão do processo eleitoral, mas entendemos que a política sadia tem que ser praticada cotidianamente. E veja que bons nomes surgiram, o que pode trazer benefícios em termos de opção para o ano que vem, deixando o eleitor mais livre para escolher seu representante para o Legislativo. Temos que escolher um bom prefeito, mas não podemos nos descuidar do Legislativo, que também precisa ser atuante, formado por pessoas capacitadas e com bons projetos para Riacho da Cruz.

6 comentários:

  1. PRÓXIMO ANO EU VOU SABER EM QUEM VOTAR.

    ResponderExcluir
  2. Devemos votar em um gestor consciente de seus a fazeres no município, pelo e para o cidadão e não na figura de um político preocupado com o bolso, em quanto vai poder desviar dos confre públicos. Quem vende seu voto não tem DIREITO A NADA. pense Nisso ELEITOR BRASILEIRO.

    Por Márcio Melo

    ResponderExcluir
  3. politica de verdade é politica com P maiúsculo.

    ResponderExcluir
  4. Com esse conceito de política fica mais fácil classificar a de Riacho da cruz, não precisa ser muito inteligente para perceber isso. Ou existe mais um conceito criado aqui. "O mundo é para todos meu povo".

    ResponderExcluir
  5. Para ilustrar um pouquinho o teu post, nada melhor que Bertold Brecht:
    "O pior analfabeto que podemos encontrar é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do pão, da farinha, do aluguel, do sapato e dos remédios dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão idiota que se orgulha e bate no peito dizendo que odeia a política. O imbecil não sabe que de sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."
    Acho que um movimento nacional para que as disciplinas de Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira (OSPB) fossem reinseridas nas escolas públicas e particulares, seria uma forma de começar a transformar o nosso país. Precisa-se aprender com urgência, a diferença entre votar no melhor, ou simplesmente eleger o menos ruim.
    abração.

    ResponderExcluir
  6. Um detalhe: Discordo dos comentários anônimos.
    "O mundo é para todos meu povo"... contanto que tenhamos nome e sobrenome; como pode ter opinião quem não tem o primeiro requisito para ser cidadão: Nome!

    ResponderExcluir