Contatos

Contatos

sábado, 4 de junho de 2011

Entrevista com o Vereador Marcondes (PMDB)

O vereador Marcondes de Oliveira do PMDB foi entrevistado pelo o Blog: O Mural de Riacho da Cruz: o blog agradece ao vereador pelo ato de respeito com o povo de Riacho da Cruz e com a democracia Brasileira: É assim que deve ser o homem público com vontade de lutar pelo seu povo e com o compromisso com a população de sua cidade. O Blog agradece ao vereador pela entrevista e deseja uma boa sorte em sua carreira política.

Blog: O Mural de Riacho da cruz: O que o fez se interessar pela política?
Marcondes: Meu pai era político, tenho várias pessoas na família que são políticas, cresci num ambiente político, então o interesse vem desta convivência e por acreditar que a política feita com responsabilidade ainda é um instrumento importante para servir ao povo e ajudar nas suas conquistas.

Blog: O Mural de Riacho da cruz: Como você avalia sua atuação como vereador?
Marcondes: caro André, no que se refere a nossa atuação na Câmara, temos participado ativamente nas discussões, aprovações de projetos de interesse do município, enfim temos procurado cumprir o nosso papel como Legislador.
No tocante a nossa atuação extra câmara que também é função do vereador, temos procurado ser atencioso com o povo, visitando os bairros, conversando, conhecendo seus problemas e do município, e na medida do possível procurando ajudar, sobretudo na saúde que é nossa área de atuação.
De modo que, em sendo nosso primeiro mandato considero nossa atuação satisfatória, mas, seguiremos lutando para aperfeiçoá-la e assim melhor servir ao povo.

Blog: O Mural de Riacho da cruz: Tem alguma proposição Legislativa de sua autoria na Câmara?
Marcondes: Tem sim: Apresentamos duas proposições voltadas para área da educação que considero muito importante.
1- Projeto de Lei (PROGEM) – Programa de Incentivo a Educação Municipal, que tem por objetivo premiar ao final de cada ano letivo com um microcomputador ao melhor aluno do ensino fundamental, ensino médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Olha André, este é um projeto de caráter social importante, haja vista a importância do computador como fonte de pesquisa, que é hoje, digamos indispensável.
2- Requerimento – em que solicitamos do município a correta aplicação da Lei 11.738, que trata do pagamento do piso salarial dos professores e profissionais da educação, bem como, do cumprimento do plano de cargos, carreiras e salariais, aprovado na câmara e inclusive sancionado desde Janeiro de 2010.
           
Blog: O Mural de Riacho da cruz: Como sendo o único vereador da oposição, você sente que a dificuldades na aprovação de seus projetos na câmara?
Marcondes: Não quero fazer pré julgamento, mas no mínimo está havendo um tratamento diferenciado, haja vista que estou a mais de dois anos na câmara e durante este período todas as matérias que chegaram foram votados e aprovados de imediato, inclusive com o meu apoio e o meu voto.

Blog: O Mural de Riacho da cruz: Como é o seu relacionamento com os demais vereadores?
Marcondes: Tenho um bom relacionamento com todos, considero todos pessoas de bem, que tem serviços prestados a comunidade e que estão lá por merecimento.

Blog: O Mural de Riacho da cruz: O Blog tem conhecimento de que a participação popular na câmara é muito pequena. Em sua opinião por que a comunidade não comparece as sessões da câmara?
Marcondes: É realmente pequena, acredito que se houvesse uma divulgação maior por parte da câmara dos temas a serem discutidos, talvez as pessoas se sentissem mais interessadas.
no entanto, seria importante que a população procurasse participar mais, pois é lá onde se discute matérias e se faz as Leis, que implica diretamente na vida do cidadão e no futuro do município.

Blog: O Mural de Riacho da cruz: O Blog tem conhecimento que os funcionários da saúde de Riacho da cruz não recebem adicional de insalubridade. Como você ver o não pagamento da insalubridade aos servidores públicos da área de saúde?
Marcondes: Olha segundo a Constituição Federal, art. 7o inciso XXIII todo trabalhador que desenvolve atividades consideradas penosas, insalubres ou perigosas, enfim que possam trazer riscos a sua saúde na forma da lei tem direito de receber adicional de insalubridade em seus vencimentos.
Tomamos conhecimento que o município não paga este direito aos seus servidores, de forma que queremos dizer que protocolamos na câmara requerimento em que solicitamos estudo técnico com posterior envio de projeto de lei, já que trata-se de matéria exclusiva do executivo para assim regulamentar e conceder o pagamento do adicional de insalubridade a todos os servidores que trabalhem em ambientes insalubres e que na forma da lei façam jus a este benefício.

Blog: O Mural de Riacho da cruz: Este Blog tem publicado matéria enfatizando a falta de oportunidade de emprego enfrentado pelos jovens Riachocruzense. Como você ver essa dificuldade enfrentada pelos jovens?
Marcondes: Olha André: a falta de emprego é uma dificuldade enfrentada por todos os municípios, sobretudo os de porte pequeno, mas acredito que com algumas medidas é possível melhorar a situação e ofertar mais oportunidades.
Para isto é preciso que se tenha políticas que favoreçam o crescimento da cidade, advindo daí maiores oportunidades e melhor qualidade de vida para o povo.
Como por exemplo, investir no comércio local, valorizar a mão de obra e as potencialidades do município, investir no turismo, e em áreas estratégicas que possam contribuir para o desenvolvimento do município.
No entanto estamos assistindo os outros municípios crescendo, mesmo que de forma lenta e Riacho da Cruz ficando para trás, veja que hoje dependemos de viçosa para comprar um medicamento porque não dispomos de uma farmácia na cidade, apesar de varias pessoas do município terem tentado, mas que tiveram que fechar suas portas por falta de incentivo do município que prefere comprar em Umarizal e Pau dos Ferros, então este é um exemplo simples, mas que demostra a falta de interesse em contribuir para que a cidade tenha serviços importantes que favoreçam o seu desenvolvimento e a geração de emprego e renda.

Blog: O Mural de Riacho da cruz: Em sua opinião, quais são as áreas da cidade que mais carecem de investimentos públicos?
Marcondes: São muitas, mas vou tentar resumir e falar de algumas que considero importante.
- Saúde – deve ser prioridade para qualquer administração devendo-se procurar ofertar serviços públicos de qualidade, humanizado, e de fácil acesso, sobretudo para os idosos e os mais carentes.
- Educação – é a base de tudo devendo-se ter uma atenção especial, sobretudo no incentivo, na valorização e no reconhecimento, a qualificação do professor como indispensável para melhoria da qualidade do ensino.
- Esporte e Lazer – é preciso incentivar a pratica de esportes, não basta fazer um campeonato por ano, é necessário que se tenha uma política de investimento permanente, vendo o esporte como instrumento que traz alegria, afasta os jovens dos vícios, e que acima de tudo contribui para melhor a saúde das pessoas.
- Agricultura – é importante trazer de volta o interesse das pessoas para atividade agrícola, que é uma área que pode contribuir para o desenvolvimento do município, então é importante investir e apoiar o homem do campo.

Blog: O Mural de Riacho da cruz: Quais são as metas em sua carreira política? Você será candidato a prefeito em 2012?
 Marcondes: O nosso objetivo é continuar servindo ao povo e dando nossa contribuição para o desenvolvimento da cidade.
No que se refere a ser candidato a prefeito em 2012, acho prematuro para lançamento de candidaturas, mas devo dizer que no momento certo, iremos conversar com os amigos, com os partidos aliados, enfim vamos ouvir o povo, e feita esta avaliação poderemos sim colocar nosso nome a disposição para que as pessoas possam de forma livre e soberana fazer sua escolha.

Blog: O Mural de Riacho da cruz: Deixe uma mensagem para o povo de Riacho da cruz.
Marcondes: Caro André: quero dizer que sou grato ao povo de Riacho da Cruz pela oportunidade de ser um dos seus representantes, portanto quero deixar aqui uma mensagem de esperança, confiança e dizer que seguiremos firme no propósito de ter o nosso mandato como um instrumento em defesa dos direitos do povo e a disposição para contribuir com o desenvolvimento do município.
Quero parabenizá-lo pelo sucesso do seu blog, e por esta importante iniciativa de ouvir os representantes do povo.
Obrigado!

4 comentários:

  1. felizmente temos um político consciente de sua obrigação como legitimo representante popular. parabéns dr. Marcondes pelo compromisso político.

    Antonia Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Também parabenizo o Vereador Marcondes, politico simples, respostas simples e objetivas, deixando bem claro seus pensamentos e projetos. Emfim um verdadeiro representante do povo, não só daqueles que o elegeram mas de todos em forma genérica, é assim que se faz politica para o povo.
    Mais uma vez parabéns Dr. Marcondes.

    ResponderExcluir
  3. Fico torcendo pra Dr. Marcondes se candidatar a prefeito de Riacho da cruz. Já está mais do que na hora desse povo mudar,inovar e expandir o quadro político dessa cidade.Torço por você Marcondes!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. André não tenho nem palavras para parabenizar o Dr Marcondes, por isso apenas direi parabéns doutor, como também aproveito o espaço para lhe perguntar porque o blog Portal de Riacho da Cruz publicou a entrevista do vereador Giordano e não publicou a do Vereador Dr Marcondes, como sei que ele não tem palavras para responder, lhe pergunto porque? no mais parabéns por sua iniciativa de entrevistar os nobres vereadores.

    ResponderExcluir