Contatos

Contatos

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Água potável...Famílias de Tenente Ananias inauguram sistema de abastecimento de água!

Investimentos são oriundos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial e somam R$ 214 mil, incluindo um novo sistema de abastecimento de água
As 80 famílias do Sítio Tanquinho, em Tenente Ananias, receberam, no último sábado, 29, após longos anos sem acesso digno à água, a chegada de um projeto que já é realidade e mudou suas vidas. A água potável na torneira está presente em todas as casas após investimentos do Governo do Estado em uma adutora com eletrobomba, estação de tratamento de água e rede de distribuição com hidrômetros em todas as ligações.

“Nossa vida era muito difícil. Dependíamos de um açude distante 6km, até que um dia ele secou e ficamos sem alternativa. Esse projeto veio mudar nossas vidas, porque é a primeira vez que temos água na torneira em casa. Foi uma luta muito grande, mas hoje estamos colhendo o que plantamos”, conta Moisés Ferreira, presidente da associação comunitária.

A inauguração do sistema de abastecimento aconteceu neste sábado e contou com a presença da gerente executiva do projeto Governo Cidadão, Ana Guedes, prefeita de Tenente Ananias, Larissa Cunha, e demais autoridades do município.

“Água é o maior bem que possuímos e dentro dessa lógica, o Governo do Estado tem proporcionado acesso à água em 160 projetos ao redor do Rio Grande do Norte, beneficiando milhares de famílias como essas de Tanquinho. Que vocês possam cuidar e valorizar essa água para que ela dure”, disse Ana Guedes.

Os investimentos aplicados em Tanquinho são oriundos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial e somam R$ 214 mil, incluindo um novo sistema de abastecimento de água com uma eletrobomba para puxar água do açude mais próximo, estação de tratamento simplificado coletivo, adutora e canais de distribuição para todas as casas com hidrômetros. A gestão do sistema será feita através de uma taxa acordada para a manutenção dos custos.

A dona de casa Filomena Maniçoba, que há 20 anos mora na comunidade, diz que antes só podia lavar roupa uma vez por semana. “Agora no dia que tiver roupa suja, a gente pode lavar. Estamos muito contentes porque isso é uma benção nas nossas vidas”, comemora. Como contrapartida ambiental do projeto, os moradores plantaram árvores frutíferas.

A Banda Filarmônica Francisco Lopes de Tenente Ananias, também financiada pelo projeto Governo Cidadão, se apresentou durante a festa de inauguração, que contou com a participação de todos os moradores da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário