Contatos

Contatos

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Momento Saúde com o Enfermeiro willy

Muitas pessoas já ouviram falar em CONVULSÃO, ou ate presenciaram uma, mas não sabem como agir diante desse ocorrido. Iremos esclarecer melhor esse assunto no MOMENTO SAÚDE dessa semana.

O QUE É CONVULSÃO?
São contrações musculares involuntárias e descontroladas de vários músculos do corpo, (popularmente chamado de “ataques”), com ou sem perda de consciência, causadas por alterações de funções do cérebro, que costumam durar alguns minutos.
Existem muitas causas ou situações que podem deflagrar uma convulsão, ao contrario do que muita gente pensa, a convulsão NÃO ocorre apenas em pessoas epilépticas, a mesma pode acontecer em varias outras situações apresentadas abaixo.
EPILEPSIA OU OUTRAS DOENÇAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
FEBRE MUITO ALTA (crianças)
HIPERTENÇÃO (pressão alta)
HIPOGLICEMIA (DIMINUIÇÃO DE AÇUCAR NO SANGUE)
ABSTINÊNCIA ALCOOLICA E DE DROGAS
OVERDOSE DE COCAÍNA
LESÃO CEREBRAL
AVC (Acidente vascular cerebral), este é a principal causa de convulsão no idoso.

O QUE ACONTEÇE DURANTE UMA CONVULSÃO?
Primeiramente o individuo pode ficar inconsciente e tem queda abrupta (caso a pessoa esteja em pé) o que pode levar a lesões adicionais (lesão cerebral, fraturas), contrações bruscas e involuntárias dos músculos, a mandíbula fica rígida, o que leva os dentes a ficarem “travados”, lábios cianóticos (Roxos), olhar fixo e revirados. Muitas vezes a pessoa urina ou evacua fezes na convulsão, esse fato ocorre devido ao relaxamento dos esfíncteres evitando que ele controle suas eliminações fisiológicas. A salivação abundante e o vômito podem estar presentes. Geralmente a pessoas após a convulsão tem esquecimento e fica confusa não lembrando o que aconteceu antes e durante o episodio.

COMO AGIR DIANTE DE UMA PESSOA EM CRISE CONVULSIVA?
As condutas são simples e podem ser realizadas por qualquer pessoa, São elas:
Evitar que a vitima caia desamparadamente, cuidando para que a cabeça não sofra traumatismo e procurando deitá-la no chão com cuidado, acomodando-a. Caso a vitima já esteja caído, proteger a cabeça com a mão, travesseiro, roupa, etc.
Afastar qualquer objeto próximo que a vitima possa se machucar e afastá-la de locais e ambientes perigosos, como por exemplo: escadas, porta de vidros, janelas, fogo e etc.
Afrouxar as roupas da vitima, principalmente no pescoço e cintura.
Virar o rosto da vitima para o lado, evitando assim a asfixia por vômitos ou secreções.
Quando passar a convulsão manter a vitima deitada ate que ela tenha plena consciência e autocontrole.
Nas crianças, a febre é responsável pela grande maioria das convulsões. Uma medida muito utilizada e que ajuda no controle desses episódios é a utilização de compressas molhadas em temperaturas ambientes nas extremidades do corpo (mãos, pés, virilhas, axilas, pescoço), esse procedimento favorece a diminuição da febre. Porem, nunca deixar de procurar socorro medico o mais rápido possível. Lembre-se que esta conduta é apenas uma forma de “AJUDAR” a reduzir a febre que esta causando o episodio convulsivo.

ATENÇÃO:
NÃO JOGAR ÁGUA FRIA NO ROSTO DA VÍTIMA.
NÃO TENTAR ABRIR A BOCA QUE ESTA CERRADA PARA INTRODUZIR ALGO.
NENHUMA TENTATIVA DE CONTENÇÃO DEVE SER FEITA PARA CONTER A VÍTIMA DURANTE A CONVULSÃO PORQUE AS CONTRAÇÕES SÃO FORTES E A CONTENÇÃO PODE PRODUZIR LESÃO.


WILLY RÊGO - ENFERMEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário