Contatos

Contatos

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Fim...Leia a carta de renúncia do bispo dom Mariano Manzana enviada ao papa Francisco!

Bispo se despede e agradecendo a Deus pela alegria de completar 75 anos de vida e 18 anos de mandato de pastor da Diocese de Santa Luzia

O bispo dom Mariano Manzana, da Diocese Santa Luzia de Mossoró, iniciou o dia de celebração de seus 75 anos de vida, nesta quinta-feira, 13, apresentando aos fiéis a sua carta de renúncia ao cargo, que foi enviada ainda ontem ao papa Francisco. O religioso leu a carta após a Oração das Laudes, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus - Centro de Mossoró.

O sexto bispo de Mossoró inicia a carta agradecendo a Deus pela alegria de completar 75 anos de vida e 18 anos de mandato de pastor da Diocese de Santa Luzia. Ele fez um relato das mais importantes ações do seu mandato, destacando três objetivos que nortearam o seu serviço episcopal:

1 – Impregnar com espírito pastoral ordinário a Diocese de Mossoró;

2 – União para formação presbiteral, com a formação de 52 novos padres.

3 – Autossustentabilidade econômica da Diocese, que hoje se encontra em situação estável, inclusive, sustentando obras importantes.

Dom Mariano agradece a confiança depositada e afirma que continuará servindo à igreja de nova forma que se abre agora.

As celebrações dos 75 anoa de vida de Dom Mariano foram encerradas na noite desta quinta-feira, com Missa Solene em Ação de Graças no adro da Catedral de Santa Luzia. A governadora Fátima Bezerra (PT) prestigiou o evento.

 

Carta de Renúncia

 

Querido Papa Francisco,

 

Neste dia 13 de outubro 2022, Deus me concedeu a alegria de completar 75 anos de vida e, em cumprimento ao que determina o Código de Direito Canônico, venho entregar o mandato de Pastor desta porção do povo de Deus que é a Diocese de Santa Luzia de Mossoró, recebido há 18 anos. Hoje, agradeço a Deus, de todo coração, o dom da vida, o chamado ao sacerdócio e a vocação à atividade missionária, cuja ênfase faço, aos 17 anos como sacerdote “Fideidonum” no Nordeste do Brasil, os 11 anos como responsável pela dimensão missionária na minha Igreja de origem em Trento (Itália) e, enfim o Serviço Episcopal ao amado povo de Deus que peregrina em Mossoró a partir de 2004. Como não reconhecer e agradecer a abundante graça e misericórdia que Deus derramou em toda minha vida e, de um modo tangível, nestes últimos anos!

 

Revendo estes 18 anos de pastoreio, percebo que três objetivos bem definidos nortearam, desde o início, o nosso serviço episcopal: o primeiro foi impregnar com espírito missionário a pastoral ordinária da Diocese. Isso realizamos, nos primeiros anos, com as “Santas Missões Populares” em todas as paróquias, com a presença do Bispo, de vários padres e de muitos missionários leigos. Foi um momento de verdadeira graça, vivenciando o encontro com as pessoas nas comunidades, o revigoramento dos ministérios laicais.

 

Logo depois, foi a “Visita Pastoral” em todas as comunidades, preparada e realizada para conhecer e ser presente nos recantos mais longínquos e pequenos da Diocese, contribuindo para o nascimento e fortalecimento das pequenas Comunidades Eclesiais Missionárias. A Covid-19 nos atingiu, com todas as suas restrições, quando estávamos realizando, pela segunda vez, as “Santas Missões Populares: 10 anos depois”.

 

Dessa forma, tivemos que nos adaptar à nova realidade, na qual a pandemia não apagou, mas transformou o modo de viver, o Espírito Missionário diluído em tantas outras atividades igualmente missionárias.

 

A segunda prioridade olhou para a Formação Presbiteral: nossa Diocese sofreu depois do Concílio, talvez por uma apressada interpretação do mesmo, uma forte crise no Presbitério Diocesano, a qual, obrigou o Bispo, para prover às Paroquias, a pedir ajuda de outros Padres, seja às Congregações Religiosas como a outras Dioceses do Brasil e no exterior. Hoje, tendo ordenado, ao longo destes 18 anos, 52 padres e instituído o Diaconato Permanente também com diploma de Teologia, a Diocese se prepara para partilhar, em espírito missionário, o que tem com outras situações eclesiais mais necessitadas.

 

São frutos peculiares desta preocupação em nossa Diocese a implantação do Seminário Maior, hoje, com mais de 40 Seminaristas e um intenso trabalho vocacional em toda Diocese. Destaco ainda, a criação da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, fundada inicialmente como Faculdade Diocesana de Mossoró, a qual nos garante o curso de Teologia reconhecido pelo MEC.

 

A Instituição possui ainda os cursos de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Direito, Gastronomia, Administração e Ciências Contábeis, e prepra-se para em breve tornar-se Centro Universitário. O crescimento da Diocese no campo educacional e pastoral exigiu uma maior qualificação do clero nas Ciências Eclesiásticas: hoje a Diocese conta, nas disciplinas teológicas, com 22 Mestres, 2 Doutores e 3 que estão terminando Doutorado em Roma. Ademais, A Faculdade contribui também na formação dos leigos na “Escola Diocesana de Catequese Dom José Freire” e na “Escola Missionária Pe. Dário Tórboli.”

 

A terceira linha de ação pastoral visa a autossustentabilidade econômica e nasce da preocupação pelo contexto econômico instável que vivemos hoje em nosso País. Além de organizar as Paróquias, sobretudo as novas (eram 20 em 2004, hoje são 39), a encontrar no dízimo, nas coletas, nas Festas de padroeiros e em outras iniciativas o próprio sustento econômico para as atividades religiosas e sociais (inclusive contribuir um pouco para a Diocese), nossa preocupação foi unir as várias administrações paroquiais em uma única prestação de conta como um todo, junto com a da Diocese.

 

Foi um trabalho constante, metódico, paciente e teimoso com o suporte constante do setor contábil e jurídico diocesano. Quanto ao patrimônio, fomos guiados pelo desejo de “transformar algumas áreas ociosas da Igreja em imóveis úteis e rentáveis; construir algumas salas comerciais e outros ambientes que se prestem para aluguéis e, com a receita arrecadada, custear parte das despesas da Diocese. São altos os custos da Igreja, por mais econômica que Ela se porte: manter um grande Seminário com dezenas de seminaristas em sua dependência, permanecer com a Rádio Rural exercendo a mesma linha pastoral de fidelidade evangélica, sem se vender, superando o tempo, preservar residências para padres e bispos, conservar o patrimônio físico de vários prédios e igrejas da cidade e do interior, manter a Cúria e outros órgãos funcionando normalmente, inclusive remunerando funcionários de acordo com a lei trabalhista, assistir, na hora da dor, seus dependentes, não é tarefa fácil”, conforme escreveu Dr. Milton Marques (2011).

 

Hoje, a Diocese, agradecendo a Deus, vive uma situação econômica estável, inclusive sustentando algumas obras sociais que lhe pertencem como a Rádio Rural de Mossoró, a Cáritas, o Abrigo Amantino Câmara e o Lar da Criança Pobre de Mossoró.

 

Somos reconhecedores de nossos limites, fragilidades e também decisões tomadas que muito nos fizeram sofrer. Logo, não há dúvidas que permanecem muitos desafios os quais se abrem para a Igreja enfrentar a partir dos sinais dos tempos.

 

Por fim, muito obrigado pela confiança em mim depositada. Continuarei a serviço da Igreja de uma nova forma que se abre a partir de agora.

 

Dom Mariano Manzana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário