Contatos

Contatos

domingo, 24 de março de 2019

Viçosa...Conselho municipal do idoso realizou a II conferência municipal dos direitos da pessoa idosa!

Aconteceu na manhã De ontem dia 20 de março a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Viçosa/RN, que teve como tema "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. A Conferência foi realizada na Câmara Municipal de Viçosa e contou a participação de jovens, adolescentes estudantes, adultos e idosos.
A conferência foi idealizada e realizada pelo Conselho Municipal do Idoso de Viçosa (CMI) em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa e a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social (SEMTHAS). As Conferências de Direitos das Pessoas Idosas são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que garantam as pessoas um envelhecimento digno e ativo, garantindo os cuidados básicos e, principalmente, a qualidade de vida.

Neste contexto a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa aconteceu numa perspectiva de intersetorialidade, objetivando a valorização da pessoa idosa e a garantia dos seus direitos.

Durante a manhã desta quarta-feira, o debate foi voltado para os eixos, na seguinte ordem:

Eixo I – Direitos fundamentais das construção/efetivação das Políticas Públicas. Eixo II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.
Eixo III - Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa.
Eixo IV - Os conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Os participantes reuniram-se para discutir propostas visando fortalecer a política pública dos Direitos da Pessoa Idosa.  Estas propostas serão encaminhadas para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário