Contatos

Contatos

sexta-feira, 25 de março de 2011

Momento Saúde com Francisco Willy

Quadro Momento Saúde
MOMENTO SAÚDE trás para você leitor um pouco de conhecimento sobre DIABETES MELLITUS.
A Diabetes Mellitus está entre as 5 doenças que mais matam, chegando cada vez mais ao topo da lista. Está se tornando a epidemia do século e já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. Até 2025, a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões.
Já no Brasil, de acordo com o Vigitel 2007 (Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis), a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas que confirmaram ser portadoras da doença. A prevalência da doença aumenta com a idade chegando a 18,6 % da população com idade superior a 65 anos de idade.
Fonte: ministério da saúde
A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue (HIPERGLICEMIA).
De acordo com as causas (etiologia) se caracteriza em 2 tipos: O Diabetes tipo 1 e 2.
DIABETES TIPO 1:
É uma doença que se caracteriza com destruição pelo próprio organismo das células que produzem a insulina (células Beta pancreáticas), com isso o organismo deixa de produzir ou diminui a produção da insulina. Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável. As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. Pois, sem insulina, a glicose não consegue chegar até as células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração.
Esse tipo de diabetes é mais comuns em crianças, adolescentes e adultos jovens.
DIABETES TIPO 2:
Resultam em geral de graus variáveis de resistência a insulina e deficiência relativa de produção da insulina, ou seja, o pâncreas continua a produzir a insulina. O problema esta na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas (gorduras). Isso faz com que a glicose (açúcar) fique em níveis aumentados no sangue.
Esse tipo de diabetes tem grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. É mais comum após os 40 anos. E  é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1,podendo responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Pode necessitar de medicamentos orais e combinação destes com a insulina.
Existe também a DIABETES GESTACIONAL, que é diagnosticado pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto.
Os principais sintomas da DIABETES MELLITUS SÃO:
Poliuria (aumento no volume urinário), Polifagia(fome excessiva), Polidipsia( sede excessiva), Perda de peso, Fraqueza, Fadiga (cansaço),Prurido cutâneo e vulvar (coceira), Infecções regulares, Formigamento nos pés, Alteração visual (visão embasada), Nervosismo, Mudança no humor Náuseas e vômitos, Dores nas pernas
Em alguns casos não há sintomas. Isto ocorre com maior freqüência no diabetes tipo 2. Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos, para descobrir a doença.
DIAGNOSTICO:
Geralmente o diagnóstico é feito de forma clinico/laboratorial, através de avaliações dos sintomas e da realização do exame que mede a glicose no sangue em jejum (8 a 12 horas)
Pessoas com sintomas clássicos da diabetes mellitus e com valores de glicemia de jejum iguais ou superior a 126mg/dl é diagnosticado com a doença. Ou com valores iguais ou acima de 200mg/dl em qualquer momento do dia.
TRATAMENTO:
O tratamento dependendo do tipo de diabetes que é diagnosticado pode ser através de exercícios físicos e dieta ou medicamentoso, neste caso podendo ser com antidiabéticos orais e as insulinas.
FATORES DE RISCO:
Existem fatores que são considerados de risco para o desenvolvimento do diabetes. Entre eles estão: o fator da idade (estar acima de 45 anos); o excesso de peso; o sedentarismo; a hipertensão arterial e as alterações nas taxas de colesterol e triglicérides maiores que o normal e história familiar de diabetes. Portanto fique atento!
E necessário bastante esforço por parte do individuo para prevenir-se da diabetes e outras doenças, já que o desenvolvimento dos recursos tecnológico favorece uma vida mais sedentária como também favorece o desenvolvimento de hábitos alimentares poucos saudáveis.
COMO POSSO PREVENIR?
A redução dos fatores de risco citados acima ajuda e muito a prevenir o aparecimento da diabetes. Entre eles a mudança no estilo de vida é primordial para conseguir evitar a doença, manter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos que ajuda a prevenir também doenças cardíacas, osteoporose, redução do colesterol, hipertensão, combate à obesidade e tantos outros.
Fica algumas dicas de como manter uma alimentação saudável:
  • Procure incorporar na sua dieta habitual a maior quantidade possível de alimentos ricos em fibras, tais como frutas e verduras.
  • Procure diminuir a quantidade de gorduras (óleo, manteiga, creme etc.) e de carboidratos (massa e doces), dando preferência a alimentos grelhados e cozidos.
  • Diminua a quantidade total de alimentos de cada refeição. Faça mais refeições ingerindo menos calorias de cada vez.
  • Utilize leites e derivados (iogurte, queijos) desnatados ou light e prefira as carnes magras. Assim, você estará prevenindo o aumento do colesterol, além de controlar o peso. As leguminosas devem fazer parte do cardápio, pois contêm proteínas, ferro e fibras.
  • Dê preferência aos temperos naturais, pois os industrializados contêm grande quantidade de sal. Os óleos mais saudáveis são os vegetais (canola, girassol, milho ou soja), porém evite frituras.
ATENÇÃO:
Estando ou não com diabetes o mais importante é a prevenção, já que quando instalada a doença devemos ter um rigoroso controle da glicemia (açúcar no sangue) e prevenir as suas complicações.
COMPLICAÇÕES:
Não manter o controle da diabetes, pode danificar as artérias e os nervos. Complicações ligadas à doença podem aparecer como: Cegueira, Doença renal crônica (rins), Amputação de membros inferiores, Hipoglicemia (diminuição de açúcar no sangue), Acidentes vasculares no cérebro (AVC), no coração (infarto do miocárdio), e nos membros (gangrenas diabéticas)

Umas das complicações mais devastadoras é o PÉ DIABETICO. Este é caracterizado por ulcerações no pé, que quando não tratadas podem evoluir para uma amputação. Uma área machucada ou infeccionada na base do pé pode desenvolver uma úlcera. Leve este problema a sério! Se descobrir que tem úlcera no pé, não deixe para o dia seguinte sua visita ao médico. 
Lembrete: O SUS fornece gratuitamente, para a rede básica de saúde, os medicamentos essenciais para o controle do diabetes.
Para maiores informações procure o agente de saúde de seu bairro ou o posto de saúde da sua cidade.
Francisco Willy: ENFERMEIRO

4 comentários:

  1. Willy, suas dicas são ótimas, gostaria que você fizesse um momento saúde sobre dependencia quimica, em especial sobre o alcool, para aqueles cabinha que gostam de exagerar na branquinha.

    valeu Willy, valeu André

    ResponderExcluir
  2. Amigo obrigado. Com certeza farei uma matéria sobre dependência química. No decorrer do quadro MOMENTO SAÚDE abordaremos vários temas, inclusive o citado acima. Vlw.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns grande Willy! Como sempre trazendo importantes informações e dicas de saúde para nossa população. Belíssimo trabalho.
    Você é o cara!

    ResponderExcluir
  4. Parabens amigo Willy, você está demonstrando sua capacidade e inteligência com essas matérias sobre a saúde e aproveito o espaço para parabenizar também o nobre amigo André por ter criado esse quatro no blog (MOMENTO SAÚDE)que é um serviço de utilidade pública e está muito bem representado na pessoa do capacitado enfermeiro Willy. um abraço aos nobres amigos.

    ResponderExcluir