Contatos

Contatos

terça-feira, 1 de maio de 2012

Tremor de terra é sentido em pelo menos seis cidades da região Oeste Potiguar

Um tremor de terra foi sentido em pelo menos 6 cidades da região Oeste Potiguar: Taboleiro Grande, Riacho da Cruz, Portalegre, Serrinha dos Pintos, Viçosa e Umarizal foram os município abalados com o fenômeno que ocorreu na manhã desta terça-feira primeiro de maio por volta das 5:40min. Segundo informações o fenômeno é conseqüência de um acumulo de rochas concentradas nessa região.


O observatório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora os abalos sísmicos com equipamentos, confirma através do Técnico Eduardo Alexandre que o tremor foi de 2.8 graus na escala Richter e ocorreu em uma área entre os municípios de Taboleiro Grande e Riacho da Cruz.

Não há registros de vítimas ou desabamentos provocados pelos terremotos.

4 comentários:

  1. Viçosa tambem foi abalada , alguns moradores sentiram o tremor forte e outros o barulhoo !

    ResponderExcluir
  2. A escala Richter, também conhecida como escala de magnitude local ( ), atribui um número único para quantificar o nível de energia liberada por um sismo. É uma escala logarítmica, de base 10, obtida calculando o logarítmo da amplitude [1] horizontal combinada (amplitude sísmica) do maior deslocamento a partir do zero em um tipo particular de sismógrafo (torção de Wood-Anderson).
    Pelo fato de ser um escala logarítmica, um terremoto que mede 5,0 na escala Richter tem uma amplitude sísmica 10 vezes maior do que uma que mede 4,0. O limite efetivo da medição da magnitude local é em média 6,8. Em termos de energia, um terremoto de grau 7,0 libera cerca de 30 vezes a energia de um sismo de grau 6,0.[1]
    Magnitudes ainda são largamente estabelecidas na escala Richter na mídia popular, embora usualmente magnitudes momentâneas - numericamente quase o mesmo - são atualmente dadas; a escala Richter foi substituída pela escala de magnitude de momento, que é calibrada para dar valores geralmente similares para terremotos de intensidade média (magnitudes entre 3 e 7). Diferentemente da escala Richter, a escala de magnitude de momento é construída sobre os princípios sismológicos do som, e não é saturada no intervalo de alta magnitude.

    ResponderExcluir
  3. Abalo sísmico ou terremoto é um tremor da superfície terrestre produzido por forças naturais situadas no interior da crosta terrestre e a profundidades variáveis. Os abalos são causados pelo choque de placas rochosas situadas a profundidades que vão desde 50 até 900 km abaixo do solo. Outros fatores considerados são deslocamentos de gases como o metano e as atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos.

    A maioria dos abalos sísmicos é de origem natural da Terra, são chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a astenosfera podendo colidir, afastar-se ou deslizar-se uma pela outra. Através dessas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de tensão, posteriormente as rochas começam a se romper e liberam uma energia acumulada durante o processo de deslocamento. A energia então é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra.

    ResponderExcluir
  4. - Martins também esta nesta lista de cidades afetadas pelo tremor de terra na manhã desta terça feira dia 01 de Maio.

    ResponderExcluir