Contatos

Contatos

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Adutora deverá retomar funcionamento até o final do mês e Riacho da Cruz será uma das primeiras cidades beneficiadas com o fornecimento hídrico.

Cerca de cinco meses depois do Governo do Rio Grande do Norte ter assinado a ordem de serviço para a conclusão e operação da adutora do Alto Oeste, o sistema de distribuição de água deverá retomar o funcionamento até o final deste mês. A previsão é que até o final de outubro as primeiras cidades já possam contar com o recurso hídrico. Ao todo, 23 municípios da região serão atendidos com a adutora do Alto Oeste.


À princípio, as cidades beneficiadas serão Rafael Fernandes, José da Penha e Água Nova. Até o final de novembro, a expectativa é que as cidades de Taboleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal e Major Sales passem a contar com o sistema regular de fornecimento hídrico.

"Nós estamos com o trabalho bastante adiantado e com a estimativa que até o final de outubro as primeiras cidades já possam contar com a água. Mas é preciso dizer que esta é uma obra em etapas. Ao todo, 23 cidades serão atendidas com a adutora do Alto Oeste e à medida que as construções forem avançando, vamos possibilitando que novos municípios sejam atendidos", disse o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales.

Gilberto Jales também declarou que a fase de diagnóstico e instalação de 160 poços no RN, que tem recursos da Defesa Civil, está em etapa de conclusão. Paralelo a isso, mais de 200 poços e 90 dessalinizadores estão sendo recuperados em diversos municípios e distritos potiguares. O titular da Semarh falou ainda sobre o reinício das obras da adutora de Carnaúba dos Dantas e início das construções da adutora de Tenente Ananias e de Brejinho.

Essas ações foram divulgadas no início da noite de ontem (9) pelo Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca que realizou uma reunião na Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal, para discutir e apresentar medidas que amenizarão os feitos da estiagem em todo o Rio Grande do Norte. No encontro, foram expostos os mais recentes status de diversas obras hídricas espalhadas pelo Estado. A reunião foi comandada pela governadora Rosalba Ciarlini.

Além da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário Gilberto Jales, a reunião desta noite do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca contou com os secretários de Estado do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, do titular da Seara, Rodrigo Fernandes, do coordenador da Defesa Civil Estadual, Cel. Josenildo Acioli, e de representantes da SAPE e CONAB.

O Comitê Estadual tem como objetivo indicar obras e serviços voltados à redução dos danos causados pela seca; acompanhar, fiscalizar e avaliar a prestação da assistência oferecida às populações atingidas pela seca; e articular-se com os órgãos municipais e federais envolvidos nas ações de combate à seca.

Adutora do Alto Oeste deverá beneficiar 208 mil pessoas.
O Governo do Estado cumpre um compromisso firmado com a população do Alto Oeste. Em maio deste ano, foi assinada pela governadora Rosalba Ciarlini, a ordem de serviço para a conclusão e operação da adutora do Alto Oeste, às 15h, na Câmara Municipal de Pau dos Ferros. Na época, foi divulgado que o sistema beneficiaria 208 mil pessoas. Ao todo serão 366 quilômetros de obras, a partir das barragens de Santa Cruz de Apodi e do açude de Pau dos Ferros. Para ter a garantia do andamento da obra, o Governo do Estado aportou recursos próprios no valor de R$ 8,8 milhões somente para o pagamento de débitos anteriores com a construtora. Já para o andamento das obras estão sendo investidos R$ 17 milhões com recursos próprios.

O Sistema Adutor Alto Oeste é composto de dois sistemas independentes. Com água da barragem de Santa Cruz serão beneficiadas as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D'água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias. Já com a água do açude de Pau dos Ferros serão beneficiadas as cidades de Luís Gomes, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Riacho de Santana, Água Nova, José da Penha, Major Sales, Paraná e Pau dos Ferros. Inicialmente a obra também atenderá 66 comunidades rurais na bacia do alto e médio Apodi. (Com informações da Agência de Notícias RN).
Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário