Contatos

Contatos

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Momento Saúde, com o Enfermeiro Francisco Willy

Quadro Momento Saúde
Caro leitor deste blog, iniciará hoje o quadro MOMENTO SAÚDE. O mesmo tem o objetivo de informar e esclarecer duvida pertinente ao bem-estar do cidadão.
Para iniciar nosso quadro vamos falar de uma doença que vem perturbando a saúde dos brasileiros, e que tem preocupado a população em geral e as autoridades, pois a doença constitui um serio problema de saúde publica no Brasil. A DENGUE.
A dengue é uma doença infecciosa aguda.  A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo, pela picada da fêmea de um mosquito infectado, o Aedes aegypti.
Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
É uma doença de forma clinica dita como dengue clássica e sua forma grave que é a dengue hemorrágica ou febre hemorrágica da dengue.
A dengue clássica se manifesta com os seguintes sinais e sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e nas juntas (articulações), dor atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo. Caso você apresente esses sintomas procure a unidade de saúde!
Se você já está com suspeita de dengue e começou apresentar os sintomas abaixo. Procure imediatamente o medico!
  • Dores na barriga fortes e contínuas
  • Vômitos persistentes
  • Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
  • Sede excessiva e boca seca
O tratamento da dengue é apenas de suporte, ou seja, de alivio dos sintomas (prescrição medica de alguns medicamentos como analgésicos (dor) e antitérmicos (febre), reposição de líquido perdidos, e manutenção da atividade sanguínea.
 A reidratação oral é uma forma muito importante no tratamento. Então beber muito liquida (inclusive soro caseiro) e ficar de repouso é bastante eficaz durante o período de duração da doença.
ATENÇÃO:
Todo tratamento só deve ser feito sob orientação medica!

Agora iremos à parte mais importante no combate a Dengue.
A PREVENÇÃO!
Infelizmente grande parte da população ainda fecha os olhos para o brilhante ato de prevenir-se, isto não só vale para a dengue, mas também para muitas outras doenças.
Se todas as pessoas se conscientizassem da importância da prevenção, com certeza o numero de casos de dengue cairia muito no Brasil. Medidas simples é o suficiente para acabarmos com essa doença. Vejamos algumas:
- NÃO deixe água acumulada sobre a laje, pneus, garrafas
- mantenha a caixa d’água bem fechada
- mantenha bem fechada tonéis e barris d’água
- encham de areia os pratos das plantas até as bordas ou lave-os semanalmente com escovas
- lave semanalmente com água e sabão os tanques utilizados para armazenar água.
- vire todas as garrafas com a boca para baixo evitando o acúmulo de água.
- troque a água dos vasos de plantas aquáticas
- coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.

IMPORTANTE:
Para prevenir à dengue é necessário muito esforço por parte de toda a população juntamente com os profissionais da saúde da sua cidade, pois o profissional de saúde não pode sozinho acabar com a doença, Faça sua parte e mobilize sua família, seus amigos e vizinhos. Unidos poderemos vencer a dengue!

Segundo o Ministério da saúde o RIO GRANDE DO NORTE apresenta as seguintes cidades com risco de surto da doença: Caicó, Ceará-Mirim, Mossoró e São Miguel.
No caso de duvida sobre a doença procure o agente de saúde do seu bairro ou a unidade de saúde da sua cidade.
Deixarei meu email à disposição: Willy_enfermagem@hotmail.com
Grato pelo espaço concebido e pela atenção dos leitores deste blog.
FRANCISCO WILLY
ENFERMEIRO

6 comentários:

  1. O que fazer com a insônia? Não consigo dormir, por favor, me der umas dicas. Parabéns pra você e para o redator do Blog pelo quadro.

    ResponderExcluir
  2. Caro enfermeiro gostaria que se possível desse uma s dicas sobre como cuidar de queimaduras nos primeiros momentos. M. Dias.

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei como é que tiveram coragem de processar este Blogueiro, o cara só trabalha em prol da comunidade, tudo que ele posta é pelo bem do povo de nossa cidade. Olhe que beleza de quadro ele nos traz agora. Eu fico muito orgulhoso em ver esses Jovens: Willy e André com essa responsabilidade, são meninos que eu vi crescer correndo pelas ruas de nossa cidade, e agora estão aí, um Enfermeiro e o outro prestes a se formar e se tornar com certeza um grande Geógrafo, eu como cidadão de Riacho da Cruz tenho orgulho de ter a amizade e a consideração de dois jovens humilde e competente como vocês. O meu muito obrigado meninos!

    ResponderExcluir
  4. Caro leitor (a) a insônia realmente é um problema muito desagradável, tendo em vista o fato de esse problema levar ao surgimentos de outros problemas adicionais como: cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade. Existe varias causas de insônia entre elas o Estresse, Ambiente barulhento, mudanças no ambiente ao redor, efeitos colaterais de medicamentos entre outros. Segue algumas dicas para tem uma melhora na qualidade do sono.
    Evitar Ingestão de quantidade excessiva de cafeína.
    Evitar Beber álcool antes do horário de dormir.
    Evitar Soneca excessiva de manhã ou de tarde.
    Tentar regular os horários de dormir /acordar, não deixar que esses horários sejam irregulares diariamente.
    Faça exercícios físicos
    Evite comer em excesso antes de dormir
    Durma em um local silencioso e escuro
    Caso não haja uma resolução do problema, lhe aconselho a procurar um colega medico ou psicólogo para tentar descobrir qual a causa da insônia.
    Atenciosamente: willy

    ResponderExcluir
  5. Queimaduras são lesões cutâneas; que pode ser causadas por vários agentes: calor, agente químicos, radiações e etc.
    São classificadas em: 1º grau, 2º grau e 3º grau.
    Segue algumas formas gerais de primeiros atendimentos a uma vitima de queimaduras:
    Utilize bastante água fria para resfriar o local e afastar o agente que esta causando o calor no local da queimadura. Não utilize gelo!
    Retire acessórios e roupas, porque a área afetada pode inchar.
    Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum. No caso de queimaduras grandes de 2º grau e 3º grau.
    Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida.
    Não perca tempo e procure um hospital mais próximo do local.
    Nunca deve fazer:
    Utilizar pomadas, pasta de dente, gelo, pó de café, óleo de cozinha, manteiga.
    Estourar as bolhas!
    Arrancar roupas grudadas em áreas queimadas
    Arrancar a pele morta.

    Atenciosamente: willy

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, meus muitos parabèns, a esses Jovens Cidadãos Riachocruzense, vocês são uns verdadeiros heróis dignos de nossa profunda consideração, nosso muito obrigado pelo excelente serviço prestado ao nosso povo, tenho a plena convicção, de que Deus em sua majestosa sabedoria a de recompensá-los a todos nós que juntos buscamos a melhora para os nossos Irmãos dessa maravilhosa cidade que é Riacho da Cruz,sentimos orgulho de dizer sou Riacho Cruzense, sou Irmão desse querido povo Humilde,Honestos,Guerreiros e mais que vencedores... e a vocês jovens Guerreiros deixo a meditação citada pelo um grande sábio do Impéri Romano." O que fazemos em vida ecoa pela eternidade"
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir