Contatos

Contatos

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Ao som de vaias Dilma Rousseff abre discurso pedindo respeito à governadora Rosalba Ciarlini

“Vamos respeitar a governadora que está aqui. Isso é feio”
A presidenta Dilma Rousseff veio ao Rio Grande do Norte na manhã desta quarta-feira (2) para entregar três novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e quatro mil certificados para alunos que concluíram cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A solenidade de inauguração foi realizada no campus do IFRN de Ceará Mirim, que foi inaugurado juntamente com os Campi de São Paulo do Potengi e Canguaretama.Com a inauguração dos três novos campi, o RN passa a ter 19 unidades de ensino em todo o Estado. A cerimônia contou com a participação dos formandos do Pronatec, começou com quase duas horas de atraso e foi marcada pelos momentos de vaias generalizadas toda vez que o nome da governadora Rosalba Ciarlini era mencionado.

Além da presidenta Dilma Rousseff, a cerimônia contou com a presença dos ministros de Educação, Aloísio Mercadante, e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, da governadora Rosalba Ciarlini, dos deputados federais Fátima Bezerra, Sandra Rosado, João Maia, Paulo Wagner e Betinho Rosado, dos prefeitos de Ceará Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi, do reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, da reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, e de representantes das entidades parceiras do programa Pronatec.

Toda a cerimônia tinha um clima de festa, tanto pela presença da presidenta Dilma Rousseff, quanto pela formatura dos alunos do Pronatec. O clima de festa e aplausos a maioria das autoridades, com destaque para a presidenta Dilma, o ministro Garibaldi Alves Filho e a deputada Fátima Bezerra, se contrastava toda vez que o nome da governadora Rosalba Ciarlini era pronunciado, pois era acompanhado de sonoras vaias. Sob o uníssono de vaias, a governadora até que tentou fazer um discurso, mas em diversos momentos o som da reprovação suprimiam a sua voz. “Não há caminho de mudança social ou de desenvolvimento econômico que não passe pela educação”, disse a governadora sob fortes vaias da platéia.

Ao contrário da governadora, a presidenta Dilma Rousseff foi ovacionada antes do discurso. Ao iniciar o discurso, a presidenta pediu respeito e criticou as vaias, defendendo a chefe do Executivo Estadual. “Nós também respeitamos as pessoas, a gente pode discordar delas, mas tem que deixá-las dizer o que pensam. Vamos respeitar a governadora que está aqui. Isso é feio. O reitor do IFRN esteve aqui e falou em cidadania, cidadania é respeito. Ninguém respeita quem não se respeita e respeita os outros. Por isso eu cumprimento a governadora Rosalba Ciarlini”, discursou a presidente.
Em seguida, a presidenta ressaltou a formação dos alunos do Pronatec. “Esse é um ato que se enche de significados, pois vocês estão trilhando um caminho que leva a vários lugares, principalmente àqueles lugares que a força e a dedicação de cada um possa proporcionar. É importante que cada um de vocês possa incentivar e motivar outras pessoas através do exemplo a trazer novas pessoas para o Pronatec. Os estudantes do Pronatec serão trabalhadores com ensino técnico de alto nível e com o nível de salário bem melhor, podendo proporcionar uma melhor perspectiva de vida para ele e para a família. O Brasil está fazendo todo o esforço não só para gerar emprego, mas para gerar o melhor emprego possível”, destacou a presidenta.

Dilma Rousseff relembrou o método pioneiro de Educação desenvolvido por Paulo Freire no interior do Estado do Rio Grande do Norte, há mais de 50 anos. “Paulo Freire foi importante, pois deu o primeiro passo, mas estamos indo além dele. Sem educação, uma sociedade não muda. Queremos mudar o país com oportunidades iguais para todos, e a educação é o caminho dessa mudança”, afirmou.

“Valorizem o diploma que vocês estão recebendo hoje, mas não parem por aí, pois as pessoas nunca podem parar de aprender. O Pronatec tem duas características importantes. Uma é que oferece cursos diferenciados, que permitem uma gama de opções para a população. A outra é que através de importantes parcerias, conseguimos oferecer cursos com alto nível”, destacou a presidenta, citando o exemplo de Janaína Cardoso, que era doméstica, fez o curso técnico de Auxiliar de cozinha pelo Senac e hoje é dona de um restaurante em São Miguel do Gostoso. “O Pronatec não é só emprego, mas também uma oportunidade de melhorar o primeiro negócio. Além de oportunidade de emprego, o programa também possibilita o estudante a se tornar um empreendedor”, destacou Dilma Rousseff.

O reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, fez um resgate do crescimento do IFRN no Estado na última década. Até 2003, só existia duas unidades do IFRN no estado, o Campus Central, em Natal, e o campus de Mossoró, com cerca de cinco mil alunos matriculados. “Nesse período, saltamos de duas unidades para 19 unidades de ensino, o que representa mais de 23 mil alunos matriculados, sem falar nas mais de dez mil vagas oferecidas pelo IFRN no Pronatec. Cada um desses campi que foi inaugurado hoje não é para atender apenas seus municípios, mas também as microrregiões. O contingente é grande à procura de educação tecnológica”, afirmou.
Belchior Rocha ressaltou a importância do IFRN na formação profissional dos estudantes. “O aluno que se forma no IF sai com diploma de preparação para a vida e atingir a sua mobilidade social. Com a expansão do IF, hoje o estudante pode ter acesso a uma escola de qualidade próximo da sua casa”, afirmou. O reitor explicou que o campus de Ceará Mirim será pólo de tecnologia, com cursos voltados para a área de tecnologia de jogos digitais, aplicativos para tablets e manutenção de equipamentos biométricos e de informação. São Paulo do Potengi focará na área ambiental e de construção civil.

Para o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, o incentivo na educação precisa começar pela Educação Infantil. “Estamos fazendo uma grande ampliação no número de creches, com a construção de seis mil creches e também estamos contratando mais três mil. Através do Pacto Pela Alfabetização, iremos garantir que todas as crianças consigam ler e escrever até os oito anos. Além disso, estamos melhorando a infraestrutura de 144 quadras do RN e queremos ampliar o número de estudantes na educação em tempo integral”, afirmou o ministro.

Aloísio Mercadante ressaltou a importância da qualificação profissional diante do competitivo mercado de trabalho. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e quem não se qualifica encontra bastante dificuldade para se inserir no mercado de trabalho, mas quem se qualifica, além de ter melhores salários, consegue, na maioria das vezes, uma carreira de sucesso. O Brasil precisa estudar mais para poder avançar mais”, destacou o ministro da Educação.

O presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, diz se “sentir honrado com a posição de destaque que o Senac se encontra no cenário local e nacional com a formação de cerca de 20 mil profissionais através do Pronatec – com uma educação técnica de qualidade e totalmente gratuita”, disse Marcelo Fernandes. Dos quatro mil alunos do Pronatec, quase mil fizeram a formação profissional nas unidades do SENAI-RN. Ao todo, mil alunos do Senac estarão capacitados para atuar no mercado de trabalho em áreas como informática, comércio, gestão e gastronomia.

Os alunos formados pelo Senai que receberam os certificados do Pronatec da presidenta, fizeram cursos nas áreas de confecções, eletricidade, refrigeração, mecânica, construção civil, informática e alimentos. Estes alunos estudaram e foram treinados nas unidades de Natal, Parnamirim e Santa Cruz. Também foram beneficiados estudantes dos municípios de Serrinha, Lagoa Nova, Canguaretama, Monte Alegre, São Bento, Lajes Pintadas e Sítio Novo.
Segundo o presidente do Conselho Regional do Senac-RN, Marcelo Queiroz, o Pronatec possibilita que jovens e trabalhadores tenham acesso a um ensino de qualidade e, ao mesmo tempo, recebam uma bolsa-formação. “É uma forma de proporcionar a essas pessoas crescimento por meio da educação profissional e, além disso, fornecer mão de obra capacitada ao mercado de trabalho”, ressaltou.
Para o diretor regional do Senac-RN, Helder Cavalcanti, o Programa está em sintonia com as necessidades das empresas brasileiras, uma vez que 90% dos novos empregos no país são voltados a profissionais com nível médio. “Nós acreditamos na capacidade de transformação do Pronatec. Inclusive, somos a principal instituição executora no Estado, com aproximadamente 17 mil matrículas neste ano, e já superamos a meta anual, que era de realizar 15 mil inscrições”, afirmou Helder Cavalcanti.
O Rio Grande do Norte, após a inauguração dos campi do IFRN em Ceará Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi, passará a contar com 19 unidades em todo o Estado. Com isso, cerca de 3,6 mil novas vagas serão abertas na área de formação tecnológica. A capacidade de cada campus é de 1,2 mil alunos e cada um conta, em média, com apoio de 60 professores e 45 técnicos-administrativos em educação.

Os campi possuem o mesmo projeto: um prédio principal, com salas de aulas, administração e a biblioteca, construída em 4.000 m²; uma área de vivência com quase 900 m²; um prédio anexo, com laboratórios, refeitórios e setor de saúde ocupando mais de 2.500 m², além de um auditório com capacidade para 208 pessoas. As unidades contarão com laboratórios que serão distribuídos para as especialidades de Línguas, Química/Biologia, Física, Informática e especializados. Além dessas estruturas já existentes, os campi terão um parque esportivo que já está em fase de acabamento.

O investimento foi de R$ 27 milhões. As atuais 16 unidades estão nas cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Nova Cruz, João Câmara, Macau, Apodi, Ipanguaçu, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. A expectativa é que no próximo ano sejam construídas mais duas unidades, nos municípios de Lajes e Parelhas.
Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário