Contatos

Contatos

domingo, 23 de janeiro de 2011

Comunidade reclama dos agentes comunitários de saúde de Riacho da Cruz

Agente comunitário de saúde ou agente de saúde é uma profissão relativamente nova entre nós, foi criada no ano de 2002 através da Lei Federal 10.507 para atuar no SUS – Sistema Único de Saúde integrando as equipes do PACS / PSF  que são o Programa de Agentes Comunitários de Saúde e o /Programa de Saúde da Família desenvolvidos pelo Governo federal através do Ministério da Saúde. E tem como objetivo principal  a prevenção das doenças e a promoção da saúde da família, através de ações educativas e também controlando os índices epidemiológicos da comunidade onde atua.         
    
Bem sabemos que os agentes de saúde são então a extensão dos serviços públicos de saúde, promoção social e também de proteção da cidadania que chegam nas casas dos indivíduos, possibilitando o acesso universal que é direito de todos, no entanto, na minha querida Riacho da Cruz a coisa parece que não vem se desenrolando dessa maneira.
        
    
Em uma de minhas andanças pelas ruas de Riacho da Cruz, ventilou em meus ouvidos, que os agentes comunitários de saúde desta modesta cidade não estariam promovendo a extensão dos serviços públicos de saúde, e nem tão pouco, realizando a promoção social das comunidades, isso porque não estariam realizando as visitas familiares. Colhemos alguns depoimento de moradores, no entanto, o que nos chamou mais atenção foi este:


“a última vez que à agente de saúde andou na minha casa, ou melhor,
na
minha rua, eu estava amamentando meu filho de 1 mês
hoje ele tem 7 anos de idade e ela nunca mais veio aqui”.
        
Lamenta uma moradora da Rua 3 de Julho         

        O Blog o
Mural de Riacho da Cruz pediu a opinião de um profissional da área de saúde acerca de como deve atuar um agente de saúde, o enfermeiro Willy Rêgo nos disse que o papel do agente de saúde é de fundamental importância na comunidade.

"O agente comunitário de saúde tem um papel fundamental na vida da comunidade, é ele que estar em contato direto com a população
e pode levar os problemas dos cidadãos ao posto médico”.
Diz: Willy Rêgo 

NOTA DO BLOG: Esperamos que com a convocação de novos concursados para compor o quadro de funcionários da saúde, os agentes comunitários de saúde passe a realizar as visitas necessárias que venham desenvolver a promoção social dos cidadãos riachense.  

Postado por: André Alexandre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário