Bem sabemos que os agentes de saúde são então a extensão dos serviços públicos de saúde, promoção social e também de proteção da cidadania que chegam nas casas dos indivíduos, possibilitando o acesso universal que é direito de todos, no entanto, na minha querida Riacho da Cruz a coisa parece que não vem se desenrolando dessa maneira.
Em uma de minhas andanças pelas ruas de Riacho da Cruz, ventilou em meus ouvidos, que os agentes comunitários de saúde desta modesta cidade não estariam promovendo a extensão dos serviços públicos de saúde, e nem tão pouco, realizando a promoção social das comunidades, isso porque não estariam realizando as visitas familiares. Colhemos alguns depoimento de moradores, no entanto, o que nos chamou mais atenção foi este:
“a última vez que à agente de saúde andou na minha casa, ou melhor,
na minha rua, eu estava amamentando meu filho de 1 mês
hoje ele tem 7 anos de idade e ela nunca mais veio aqui”.
Lamenta uma moradora da Rua 3 de Julho
na minha rua, eu estava amamentando meu filho de 1 mês
hoje ele tem 7 anos de idade e ela nunca mais veio aqui”.
Lamenta uma moradora da Rua 3 de Julho
O Blog o Mural de Riacho da Cruz pediu a opinião de um profissional da área de saúde acerca de como deve atuar um agente de saúde, o enfermeiro Willy Rêgo nos disse que o papel do agente de saúde é de fundamental importância na comunidade.
"O agente comunitário de saúde tem um papel fundamental na vida da comunidade, é ele que estar em contato direto com a população e pode levar os problemas dos cidadãos ao posto médico”.
Diz: Willy Rêgo
NOTA DO BLOG: Esperamos que com a convocação de novos concursados para compor o quadro de funcionários da saúde, os agentes comunitários de saúde passe a realizar as visitas necessárias que venham desenvolver a promoção social dos cidadãos riachense.
Postado por: André Alexandre
Nenhum comentário:
Postar um comentário