Contatos

Contatos

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Tensão...O Irã parece estar recuando e ninguém ficou ferido em ataques, diz Trump em pronunciamento!

Presidente dos EUA prometeu novas sanções econômicas durante fala sobre o ataque a duas bases militares americanas no Iraque.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (8) que após os ataques contra bases americanas, o Irã parece estar recuando. Em discurso na Casa Branca, Trump também disse que vai impor novas sanções econômicas ao país do Oriente Médio e que, enquanto estiver no poder, o Irã nunca poderá ter armas nucleares.

Veja o resumo do que Trump disse:

.nenhum americano ou iraquiano morreu durante os ataques de terça-feira (7) e os danos foram "mínimos";
.as forças dos EUA estão "preparadas para tudo";
EUA vão impor novas sanções econômicas que vão continuar "até que o Irã mude seu comportamento";
.os países que ainda estão no acordo nuclear (Alemanha, China, Reino Unido, Rússia e França) deveriam abandoná-lo;
.Irã é o principal patrocinador de terrorismo no mundo, e a busca por armas nucleares ameaça o mundo civilizado;
.enquanto estiver no poder, nunca deixará o Irã ter armas nucleares;
Qassem Soleimani, que os EUA mataram na semana passada, era responsável pelas piores atrocidades cometidas pelo regime iraniano e estava planejando novos ataques quando foi assassinado –"deveria ter sido eliminado há muito tempo";
.vai pedir que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) tenha um papel mais ativo no Oriente Médio;
EUA aumentaram a sua produção de óleo e gás, que o país é o maior do mundo nesse campo e que não depende mais tanto do Oriente Médio para esses recursos;
.americanos e iranianos têm um inimigo em comum, o Estado Islâmico, e os dois deveriam trabalhar em conjunto nessa e em outras prioridades.
Ataque iraniano
Duas bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas foram atingidas por 22 mísseis iranianos na noite de terça (7) - madrugada de quarta (8) no horário local. Ambas são consideradas estratégicas para a operação militar dos EUA na região e para o combate ao grupo Estado Islâmico.

A principal, Al-Asad, fica em uma região sunita (o Irã é um país xiita). Foram lançados 17 mísseis contra esta base — dois deles não atingiram o alvo, mas não chegaram a explodir. A outra, atingida com 5 mísseis, fica em território curdo.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário