Contatos

Contatos

sábado, 2 de julho de 2016

Confira...13 municípios do RN são contemplados com recursos financeiros para Campanha Nacional de Hanseníase!

Município constante na Portaria tem o direito de receber o recurso, mas, este deve estar em dia com os dados cadastrais no Sistema de Informações sobre Mortalidade
O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 1.º de julho, publica a Portaria 1.231/2016, que autoriza o repasse de recursos financeiros para 2.218 Municípios, além do Distrito Federal (DF), relativos à Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose para o ano de 2016. A Portaria foi emitida pelo Ministério da Saúde (MS). Ao todo foram liberados R$ 16.015.114,73, que serão repassados em parcela única dos Fundos do Distrito Federal e Municipais de Saúde.

A Campanha se propõe a identificar casos de hanseníase por meio de busca ativa em escolares com sinais e sintomas da doença. Além da identificação, há também a prestação do tratamento quimioprofilático de verminoses, diagnóstico e tratamento do tracoma e tratamento coletivo para esquistossomose em localidades com percentual de positividade acima de 25%.

É importante salientar que, para que o Município constante na Portaria tenha o direito de receber o recurso, este deve estar em dia com os dados cadastrais no Sistema de Informações sobre Mortalidade (Sim). O Sim coleta dados sobre mortalidade no país e possui variáveis que permitem, a partir da causa mortis atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde.

No Rio Grande do Norte, 13 municípios foram contemplados; Assu, Baía Formosa, Brejinho, Canguaretama, Ceará-Mirim, Cerro-Corá, Lagoa de Pedras, Macaíba, Mossoró, Natal, Rio do Fogo, São José de Mipibu e Touros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário