Contatos

Contatos

sábado, 7 de dezembro de 2013

Novo prefeito assume, anuncia mudanças e Mossoró terá eleições em 90 dias

Francisco José Júnior assume  a prefeitura de Mossoró após a nova condenação da prefeita Cláudia Regina, desta vez, no TER.
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), é o novo prefeito – de novo. No final da manhã de ontem, o parlamentar reassumiu a Prefeitura da cidade, de forma interina, devido a mais uma condenação de Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB), desta vez, no Tribunal Regional Eleitora. E, desta vez, o prefeito interino chegou assumindo mudanças e anunciando projetos, mostrando que, realmente, prevê ficar um bom tempo no cargo.


Essa é a terceira vez que Francisco José Júnior assume a Prefeitura de forma interina. Antes, ele já havia ocupado o cargo em outras duas oportunidades também por decisão da Justiça Eleitoral que, no primeiro grau, havia determinado o afastamento de Cláudia Regina e Wellington Filho. Como o TRE tem o entendimento que só decisões de segundo grau podem ter efeito prático, a Corte devolveu os cargos à dupla de gestores após poucos dias, fazendo o vereador voltar rapidamente ao cargo que ocupava na Câmara.

Agora, no entanto, a perspectiva é de uma vida mais longa na Prefeitura de Mossoró. A decisão que confirmou a cassação de Cláudia Regina e Wellington Filho não tem garantia de suspensão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, diferente do que ocorreu nas outras vezes que a prefeita foi afastada, Francisco José Júnior não assumiu dizendo que “nada ia mudar”. Pelo contrário. Confirmou que pretende fazer alterações, até, no secretariado.

“Vamos fazer algumas poucas mudanças”, declarou Francisco José Júnior, antes de assumir o cargo. Além disso, o prefeito interino também anunciou que ainda hoje vai implantar o projeto “Gabinete Popular”, que pretende nas sextas-feiras atender ao povo de Mossoró para ouvir as reivindicações no Palácio da Resistência.

CANDIDATURA

Projetando uma gestão de três meses, aproximadamente, é provável também que Francisco José Júnior fique ainda mais tempo no cargo. Afinal, ele pode ser a opção do grupo de Cláudia Regina (que é o mesmo da governadora Rosalba Ciarlini e da ex-prefeita Fafá Rosado) para disputar a Prefeitura nessas eleições suplementares. Ele deverá concorrer contra a deputada estadual Larissa Rosado, do PSB, que foi derrotada por Cláudia Regina na última eleição após ter liderado todas as pesquisas de intenção de voto realizadas em 2012.

INELEGIBILIDADE

No entanto, até o momento, nem Francisco José Júnior, nem Larissa Rosado confirmaram a candidatura, apesar de, no caso da deputada estadual, a situação não se liminar apenas aos acordos políticos para viabilizar até a condição de candidata. Larissa também depende da Justiça Eleitoral, ou melhor, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Isso porque, assim como Cláudia Regina, Larissa Rosado foi cassada pelo juiz eleitoral Herval Sampaio, na 33ª zona eleitoral e, como punição, foi imposta a ela a inelegibilidade. “Ela está cassada, mas essa inelegibilidade só passa a valer se for confirmada por um tribunal colegiado, conforme determina a Lei da Ficha Limpa”, explicou o advogado da deputada, Marcos Araújo, autor de boa parte das ações que causaram as cassações de Cláudia Regina.


Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário