Contatos

Contatos

terça-feira, 7 de abril de 2020

Governo Fátima Bezerra fecha pronto-socorro do Hospital João Machado!

Os pacientes psiquiátricos do Rio Grande do Norte foram surpreendidos, no último 30, com a publicação da Portaria-SEI Nº811 da Sesap/RN, que fecha o pronto-socorro do Hospital Dr. João Machado. A partir desta data, as urgências psiquiátricas passaram a ser referenciadas pela rede de atenção à saúde, os pacientes em crise devendo se dirigir as unidades de saúde, UPAS ou pronto- atendimentos municipais.
Para a Associação de Amigos e Familiares dos Doentes Mentais do Rio Grande do Norte, a Portaria representa um grave risco a saúde de milhares de pacientes psiquiátricos do Rio Grande do Norte, que deixam de ter um equipamento fundamental para sua sobrevivência e atendimento adequado no momento de surto psiquiátrico. A situação é agravada com a alta demanda que as unidades de saúde estão enfrentando pela pandemia do Covid-19, que somadas a demanda de Psiquiatria, sofrem alto risco de colapso, caso seja seguido o Art. 3º da referida Portaria: “o usuário que procurar a unidade por demanda espontânea poderá ser referenciado para o local onde receberá o atendimento adequado como unidades básicas de saúde, UPAS ou pronto atendimentos municipais”.

O paciente psiquiátrico não pode ficar sem a assistência necessária e adequada por médico psiquiatra, neste período que apresenta maior chance de descompensação dos casos, como por exemplo: surtos psicóticos, agitação psicomotora, tentativas de suicídio, entre outros quadros.

A determinação vai de encontro a Lei No 10.216, que em seu Art. 2º, diz que é direito da pessoa com transtornos psiquiátricos ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades. O fechamento de Pronto-Socorro psiquiátrico com acesso ao médico especialista representa um cerceamento desse direito. A nova Política de Saúde Mental adotada pelo Ministério da Saúde a partir do ano de 2017, inclui, o Hospital Especializado em Psiquiatria na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), sendo necessária que sejam adotadas formas do seu financiamento adequado para que possa dar resposta eficaz à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário