Contatos

Contatos

quinta-feira, 19 de março de 2015

Saúde de Viçosa, promove campanha de vacina contra o HPV!

A vacina estará disponível para adolescentes entre 9 e 11 anos, nas Unidades de Saúde
Viçosa iniciou a campanha de vacinação da primeira dose da vacina contra o HPV na Unidade Básica de Saúde Bráz de Souza Barra. A vacinação contra o HPV é de grande importância na prevenção do câncer do colo de útero, e sua filha não deve ficar de fora!  A vacina HPV estará disponível para adolescentes entre 9 e 11 anos, nas Unidades de Saúde do SUS. Aquelas adolescentes que tomaram a primeira dose em março de 2014 devem procurar a UBS para realização da segunda dose portando o cartão de vacinação.

O que é HPV?

Sinônimos: vírus do papiloma humano

O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.

Causas

A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário