Plataforma
usa inteligência artificial e não depende da atuação de equipes de tecnologia
para atualização.
A tecnologia está contribuindo para aumentar a eficiência do setor de autorização de procedimentos de operadoras de planos de saúde. Um “motor de regras” desenvolvido pela Maida Health para atender a demanda de uma autogestão com 500 mil vidas garantiu a automação de 95,1% das respostas a pedidos de exames, consultas, internações e outros procedimentos. No total, a plataforma processou 9 milhões de solicitações no primeiro semestre de 2024. Pouco mais de 90% dos pedidos (8,1 milhões) atendiam às regras de uso e foram liberados de imediato. Outros 4,8% eram solicitações equivocadas e foram negadas. Apenas 4,9% dos casos tiveram de ser encaminhados para análise da equipe técnica especializada responsável pelo trabalho.
A
plataforma usa inteligência artificial e não depende da atuação de equipes de
tecnologia para atualização. Em vez disso, o sistema “interage” com bancos de
dados da operadora que incluem informações sobre o perfil dos beneficiários, as
coberturas garantidas, a utilização do plano e regras de uso. A partir disso, e
com uma interface de uso bastante simples, encaminha mensagens automáticas e
detalhadas que indicam a autorização, a negação, o bloqueio ou o envio para
análise técnica de cada pedido recebido. “A intervenção humana ainda é
essencial, principalmente quando há necessidade de avaliação de um pedido. Mas
o ganho de agilidade e a possibilidade de melhorias automáticas, sem
necessidade de intervenção do time de tecnologia da operadora, mostram que esse
é um novo caminho para quem precisa ganhar eficiência no atendimento sem perder
qualidade na prestação do serviço. Claro que sempre é resguardado protocolo
técnico e a medicina baseada em evidências, o que traz segurança a todo esse
processo”, diz o CEO da Maida, André Machado.
No
dia a dia, as operadoras convivem com volume gigantesco de pedidos de
autorizações. Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que
em 2023 os 51,4 milhões de beneficiários de planos de saúde brasileiros fizeram
mais de 1,7 bilhão de procedimentos (exames, consultas, internações, entre
outros). Números referentes a 2024 ainda não foram divulgados. Mas o total de
pessoas atendidas pelo setor cresceu – chegou a 52,2 milhões. Nesse cenário, o
desafio das operadoras é preservar a agilidade das autorizações sem aumentar os
custos dos processos de avaliação e liberação de cada pedido. Elas precisam ter
segurança de que a análise dos pedidos é adequada e não resulta em gastos
excessivos, pela liberação de procedimentos de forma equivocada, nem em
insatisfação do beneficiário, pelo represamento de demandas que devem ser
atendidas.
Sobre
Maida;Health
Healthtech
especializada em gestão para planos de saúde com solução baseada em
Inteligência Artificial integrada com reconhecimento facial e digital, além de
uma plataforma robusta de teleconsulta inteligente. Tudo isso somado a um time
altamente qualificado que atua em regulação, auditoria e contas médicas,
utilizando a IA em toda a jornada da saúde. Integramos o Ecossistema MV de
transformação digital na saúde, multinacional que há mais de 36 anos oferece
tecnologias que facilitam a rotina de todo o setor da saúde.
Ascom

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