Contatos

Contatos

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Bullying em Riacho da Cruz?

http://veja.abril.com.br/assets/pictures/34237/vitima-de-bullying-size-598.jpg?1302294657
Foto ilustrativa
Geralmente iniciado por crianças e adolescentes aparentemente mais seguros de si, que zombam de colegas mais frágeis e tímidos, o bullying escolar é um termo em inglês utilizado para denominar agressões físicas ou psicológicas que ocorrem de um aluno para outro, repetidas vezes e intencionalmente. Cada vez mais notado nas escolas brasileiras por professores e pais de alunos, o bullying pode afetar a vida das crianças a partir dos cinco anos de idade. E requer muita atenção.

Geralmente, as vítimas do bullying são crianças mais quietas, pouco sociáveis e que não possuem muita habilidade para reagir a agressões. A fase mais recorrente do problema é a partir dos nove ou dez anos, quando a criança mais agressiva e praticante do bullying procura se reafirmar perante o grupo, adquirindo um status social de maior destaque.

Um fato lamentável ocorreu na Escola Municipal Camila de Lellis em Riacho da Cruz, segundo a pessoa de Edilécia seu sobrinho PH de 9 anos teria sofrido bullyIng na escola. Edilécia diz procurar o Blog para falar do assunto, tendo em vista que, o Blog é muito acessado e assim os pais irão ter conhecimento de que as práticas das grandes cidades já chegaram a Riacho da Cruz.

“Atenção pais; aconselhe seus filhos para que essa prática indesejada não se torne comum em nossa cidade, vamos tentar acabar com esse tal de bullyIng antes que ele acabe com nossos filhos”. Diz Edilécia
.  
NOTA DO BLOG: O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo.

Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa auto-estima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

5 comentários:

  1. MEU QUERIDO ANDRE ACHO QUE ISSO FOI MUITO SÉRIO O QUE ACONTECEU COM PH isso pode se torna algo mais sério porque foi muita pressão para a cabeça de um garoto de apenas 9 anos que foi agredido pelos colegas de escola acho isso uma falta de acompanhamento de funcionarios da escola,que nem aos pais eles nao avisaram isso se torna cada vez mais irresponsavel para os semi profissionais da escola que pela segunda vez acontece isso espero que isso nao se repita
    e se torne de exemplo para os de mais espero providências da escola que seja tomada alguma providência sobre esse caso caso nao ocora vamos procurar outros meios

    ResponderExcluir
  2. Quero dizer que eu acredito muito em todos os profissionais da Escola citada, acredito que esse tenha sido um caso isolado, e que não irá mais se repetir. A todos que fazem a Escola Municipal Camila de Lellis eu deixo os meus sinceros votos de confiança e parabenizo por estarem exercendo essa árdua tarefa com dignidade.

    Desde já aproveito o ensejo para dizer que os comentários anônimos não serão aprovados nesta matéria, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nota de Repúdio do Professor Lázaro Melo:
    Hoje, ao adentrar a Escola Municipal Camila de Léllis para mais um dia de trabalho, fui surpreendido pela notícia de que uma matéria postada neste blog contestava sobre a nossa atuação enquanto educadores da instituição e ainda mostrando de forma equivocada as ações desenvolvidas no âmbito da escola para combater este problema que preocupa educadores das grandes e até mesmo de pequenas cidades.
    Aproveitando a oportunidade, gostaria de convidar aos cidadãos que postaram e comentaram a matéria do Blog para participarem das ações desenvolvidas no âmbito da comunidade escolar, para que os mesmos e também os demais interessados possam conhecer a realidade da nossa escola e ver de perto as ações que estamos tomando em relação a este e outros assuntos no intuito de fortalecer uma educação inclusiva, garantindo a liberdade de acesso, permanência e aprendizagem significativa dos alunos da nossa escola.
    No ano passado, quem esteve presente na Feira de Ciências que é uma tradição da nossa escola, pode entender um pouco mais sobre o Bulling e ainda aprender a respeito das formas de combatê-lo, o projeto foi desenvolvido pela professora Izaete Paiva e apresentado no evento pelos próprios alunos. Dessa forma, nossa escola vem trabalhando a temática do Bulling de forma esclarecedora com toda a comunidade escolar, e “jamais fechamos os olhos” para esta ou qualquer outra problemática que venha a surgir em nosso ambiente de trabalho. Além disso, trabalhamos o respeito entre professores e alunos nas regras inseridas nos combinados que os próprios alunos ajudam a construir e ainda discutimos todos os problemas junto a coordenação pedagógica e gestora da escola e jamais agimos de forma aleatória e “irresponsável” como foi citado em comentários.
    No entanto, acreditando na imparcialidade deste meio de comunicação que é o Blog, e na responsabilidade de seus autores/blogueiros, gostaria de encerrar meu comentário frisando que apesar de não ser natural do município de Riacho da Cruz/RN admiro esta cidade e reconheço que a Escola Municipal Camila de Léllis é um ambiente onde as famílias de nossa comunidade depositam sua confiança ao matricularem seus filhos na mesma e sabem da seriedade dos profissionais que nela atuam. Mais que um local de trabalho, a Escola Municipal Camila de Léllis é onde exerço minha profissão de Pedagogo desde Maio de 2009 e sempre tento fazer o melhor que posso para que as crianças, adolescentes, jovens e adultos de Riacho da Cruz possam através da nossa escola traçar caminhos rumo à sua cidadania.

    ResponderExcluir
  4. Nota da Escola Municipal Camila de Léllis

    Caro André Alexandre e todos os leitores do Blog, a Escola Municipal Camila de Léllis tomando conhecimento da matéria publicada neste Blog sobre um possível "caso de Bulling" na instituição, vem por meio desta nota esclarecer aos internautas e a toda população de Riacho da Cruz acerca do nosso comprometimento com uma educação de qualidade, construída mediante o Projeto Político Pedagógico da Escola, e respaldada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (lei nº 9.394/96.
    Maria de Fátima Araújo de Medeiros Pereira: “Neste sábado (23/04), recebi vários telefonemas de professores e funcionários da Escola Municipal Camila de Léllis, que ficaram indignados ao acessar este blog e ler a matéria postada no dia 22/04/2011 intitulada “Bulling em Riacho da Cruz?”, constatando que estaria sendo praticado o tão falado Bulling. Os cidadãos Brenderson e Edilécia afirmaram que a criança PH sofreu agressões e que a Escola não tomou nenhuma providência. Enquanto Diretora, quero afirmar que isso não é verídico, pois na verdade o que aconteceu foi uma brincadeira, que segundo os alunos se chama 'escurinho', e foi criada no Bairro Acampamento II e estava adentrando às escolas. Segundo os mesmos, até pais de família do bairro participam dessa brincadeira, que sem as devidas providências pode gerar violência. Mas, quero afirmar a este casal que tenham responsabilidade ao pensar em denegrir a imagem da escola, pois no primeiro momento em que essa brincadeira surgiu na Escola, nós tomamos as devidas providências, os pais do grupo de alunos participantes foram chamados à escola, reuni todos eles, fui às salas de aula onde tinham alunos envolvidos na brincadeira, dialoguei com todos que participaram da brincadeira, inclusive com a criança PH, o qual não fazia parte da mesma, fiz com que todos pedissem desculpas, enfim todas as providências cabíveis foram tomadas. Quero reafirmar ao casal que postou comentários sobre o assunto e esclarecer a todos os leitores deste blog que a Escola Municipal Camila de Léllis é composta por profissionais competentes e responsáveis, desde o vigia até a direção, somos PROFISSIONAIS, e não semi-profissionais como afirmou Brenderson, somos trabalhadores comprometidos com as nossas funções e com a integridade e aprendizagem de nossas crianças e não perambulantes de rua em rua”.
    Queremos aproveitar também para dizer ao nosso amigo André, responsável por esse Blog, que ao postar certos conteúdos procure apurar a veracidade dos casos, para que não venha a denegrir a imagem das instituições e das pessoas que nelas trabalham de forma responsável.

    Atenciosamente: Maria de Fátima Araújo de Medeiros Pereira em nome de Todos que fazem a Escola Municipal Camila de Léllis.

    ResponderExcluir
  5. Excelentíssima senhora diretora Fátima Araújo e demais funcionários da Escola Municipal Camila de Lellis, quero dizer que este Blog em momento algum afirmou que ouve bullying na referida Escola, a matéria trás a manchete como uma interrogação. Eu jamais postaria uma matéria dizendo que ouve qualquer tipo de ato violento em uma ou qualquer instituição sem antes apurar um fundo de verdade. O que postei na minha matéria foi o pedido de uma pessoa que me procurou querendo fazer um alerta aos pais do município para combater a pratica do Bullying antes que isso chegasse a nosso município, como se pode comprovar na matéria, o Blog em momento algum quis denegrir imagem da escola ou de outrem.

    Quanto aos profissionais da Escola, Professores e Administradores, acredito que tratam de direcionar um processo de ensino regular que tem como função principal formar cidadãos conscientes de seus papeis na sociedade, professores este que tenho grande respeito, até porque, alguns já foram meus mestres.

    Jamais desacreditei do profissionalismo dos funcionários da Escola, tenho admiração por todos, tanto pela maneira como conduzem a escola, Como pela forma que tratam seus alunos. Aqui fica o meu sincero pedido de desculpas se não fui feliz na minha matéria.

    ResponderExcluir